Depois de adulta desenvolvi uma intolerância e alergia a lactose, depois de inúmeros médicos e exames, um médico descobriu meu problema gastrointestinal. Ele descobriu meu problema, nunca a causa dele.
Nosso corpo é formado de elementos químicos, faz parte do nosso metabolismo. Tudo na medida exata funciona perfeitamente. O que diz respeito a construção em nosso corpo, precisa de energia. A química em nosso corpo gera e consome energia.
Originalmente, funciona na mais perfeita sintonia. Assim é nosso corpo e mente funcionando em plena harmonia, até que aconteça uma descompensarão de alguns dos elementos.
Cada emoção é uma descarga de elementos químicos em nosso corpo. Alguns o corpo elimina, outros absorve e cumula. Quando o corpo absorve ele somatiza, isto é, as emoções são refletidas em nosso corpo em forma de sintomas e atinge todos os sistemas orgânicos. Alguns exemplos são: dolorosos; dores nas costas, cefaleia, no sistema gastrointestinal; náuseas, vômitos, intolerância alimentar, cardiorrespiratório; palpitação, falta de ar, tontura, neurológico; perda da voz, visão alterada, fraqueza muscular, reprodutivo; menstruação irregular, dolorosa.
A raiva por exemplo produz um hormônio chamado de cortisol, o hormônio do estresse. Esse hormônio do estresse liberado em excesso inibe o hormônio do bem-estar, assim descompensa o cérebro no julgamento e bom-senso. Passado o “pico” da raiva, onde muitas pessoas reagem de forma agressiva e descompensada, muitas pessoas acumulam esse sentimento e o corpo reage. A raiva, o rancor, mágoa e o ódio se transforma em problemas digestivos como gastrite, se esse problema perdurar por muito tempo, pode até mesmo chegar a uma ulcera ou câncer. Isso tudo acontece de forma inconsciente.
Nossas emoções precisam ser “digeridas”, nomeadas, acolhidas, discutidas e superadas. Pois as emoções não superadas são transformadas em doenças e transtornos refletidos diretamente em nosso corpo e mente. Todos nós somatizamos, quem nunca ficou com as bochechas rosadas de vergonha? É normal somatizar, o que não pode acontecer é não sabemos lidar e guardamos nossas emoções ao ponto de se manifestarem em forma de problemas físicos o/ou psíquico.
Não estou dizendo aqui que todas as doenças são resultados de problemas emocionais, estou falando que quando somatizadas, as emoções são reveladas em nosso corpo através de problemas físicos e psicológicos.
Todas as nossas emoções são importantes, seja ela boa ou ruim deve ser identificada e superada.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
2 Comentários
I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have got you book-marked to look at new stuff you postÖ
Obrigada!