Nosso inconsciente, segundo a teoria Freudiana, é um reservatório de sentimentos, pensamentos, impulsos e memorias. É do inconsciente que recebemos comandos praticamente automáticos, o inconsciente responde muito rápido, quase instantâneo, por isso não gasta muita energia. O inconsciente está localizado no celebro reptiliano onde “só tem duas gavetas” perigo e seguro. É o cérebro reptiliano que é responsável por liberar substancias químicas em nosso corpo para nos alertar do perigo ou tranquilizarmos.
É no inconsciente que gravamos nossas crenças. E se tivemos uma experiência ruim é provável que até hoje você fuja de situações semelhantes. Você acredita (consciente ou inconscientemente) que vai se repetir. Por exemplo, Renato, uma criança de 7 anos participou de uma apresentação para o dia das mães em sua escola. Sua participação era recitar duas frases de um poema segurando uma rosa. No momento de sua fala, Renato ficou nervoso, trocou as palavras, e de tanto nervosismo, apertou a rosa que caiu todas as pétalas. Já sabe, todos caíram na gargalhada, seus amigos, os professores, a plateia, e Renato saiu correndo chorando. Desde aquele dia Renato foge de apresentações. Aquele episódio ficou arquivado em seu inconsciente. Todas as vezes que Renato precisa passa por situações semelhantes, o seu inconsciente manda um alerta de perigo. Por que o inconsciente envia esse alerta? Porque para ele não existe passado ou futuro, só o momento presente. Para o inconsciente, aquele episódio ainda está acontecendo, mesmo tendo passado muitos anos.
Conta aqui se você já passou situação semelhante.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
4 Comentários
Muito bom o conteúdo.Amei!
Que bom que vc gostou! obrigada!
I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have got you book-marked to look at new stuff you postÖ
Obrigada!