Fala sério! É difícil resistir a uma “informação não autorizada”, não é mesmo? A fofoca é um habito tão comum em nosso meio, sempre nos deparamos com um “disse me disse”, “deixa eu te contar” ou “você está sabendo que fulano….?” Os motivos que nos levam a ouvir uma fofoca ou fazer esse tipo de pratica pode ser variado.
Vamos ver alguns desses motivos que leva uma pessoa a falar mal de outra. Primeiro, para se sentir pertencente ao grupo, ela quer se sentir parte de um grupo e para isso fala de pessoas que estão fora dele. Outro motivo seria, para se sentir melhor diante de um grupo ou de outra pessoa, precisa se sentir superior.
A inveja também leva uma pessoa a criar fofocas de outra, tentado diminuir a pessoa ou suas conquistas. Nesse texto nem vou falar sobre as consequências de uma fofoca, que vão desde umas simples e boas risadas até uma grande confusão.
Em um estudo, os pesquisadores chegaram a conclusão de que fofoca social negativa gera em nós um mecanismo de proteção. Dizendo eles que é nosso instinto de proteção que procura informações para nos defender. Já outro disse que faz parte da sociedade e gera conexão. Mas um também fala que essa pratica é totalmente prejudicial quando não traz nem uma oportunidade de crescimento.
Na verdade, a fofoca faz tanto sucesso porque nosso cérebro tem um mecanismo que processa a sensação de prazer e satisfação, ele não sabe o que é limite. Para ponderar esse sistema de recompensa, precisamos usar junto com outra parte do cérebro que também detecta o prazer e bem-estar. Dessa primeira parte, é liberado a dopamina que nos dar a sensação de prazer, essa informação chega a outra parte do cérebro, que reflete, pondera e pensa e avisa que é legal mais já está bom, pode parar. O mesmo acontece quando comemos, os doces principalmente. Precisamos lembrar da balança, da roupa apertada, só então paramos de comer imediatamente. E assim é a fofoca no nosso cérebro. Sentimos uma sensação de prazer.
Quando ponderamos essa atitude com nossos valore e crenças, decidimos se vamos continuar nessa pratica ou não. Tudo vai depender do que você tem guardado, seus princípios, julgamento social, dentre outros.
A boca que fala dos outro para você é a mesma que fala de você para os outros. Vale a pena pensar sobre isso.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
2 Comentários
I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have got you book-marked to look at new stuff you postÖ
Obrigada!